Elearning, Learning technology

PLATAFORMAS DE CURSOS ONLINE (LMS): OS PONTOS FULCRAIS QUE DEVE SABER

Com o advento dos dispositivos móveis e a democratização das redes sem fio, passámos a estar conectados quase em permanência e a internet assumiu-se como uma extensão das nossas próprias vidas. Vivemos em plena era digital e a transição para o mundo virtual tem sido legitimada pelos avanços tecnológicos cada vez mais rápidos e inovadores.


Recentemente, a pandemia do novo coronavírus veio legitimar de vez essa transição e a forma como comunicamos, como trabalhamos, como nos relacionamos e como consumimos alterou-se definitivamente. As marcas, as empresas e os serviços rapidamente se aperceberam do potencial da internet e esta tornou-se numa ferramenta fundamental para o sucesso das mesmas e para benefício dos utilizadores.

O ensino à distância é apenas um dos vários exemplos desta revolução digital. No entanto, são as plataformas LMS que vieram dar um passo em frente nesta evolução, contribuindo decisivamente para o sucesso e eficiência dos cursos e das formações online. Cada vez mais instituições de ensino em todo o mundo estão a aderir a estas plataformas virtuais, que se tornaram numa das principais tendências da internet no que diz respeito à formação online.

cursos de formação online

O QUE É UMA PLATAFORMA LMS DE CURSOS ONLINE?

Provavelmente já ouviu falar das plataformas LMS. Estas são as iniciais de Learning Management System, o que traduzido livremente para português dá algo como Sistemas de Gestão de Aprendizagem. Alguns especialistas têm optado pela variação AVA, ou seja, Ambiente Virtual de Aprendizagem.


No fundo, estas plataformas são sites virtuais para cursos à distância, disponibilizando várias ferramentas de gestão para os formadores e formandos, aumentando a sua eficácia e facilitando todo o processo. Entre as várias ferramentas que se podem encontrar numa plataforma LMS encontra-se, por exemplo, a possibilidade de criar sistemas de avaliações, acompanhar o desenvolvimento de cada formando ou proporcionar a interacção entre formador e formando em tempo real, sem sair da plataforma.

Basicamente, uma plataforma LMS permite concentrar no mesmo software todas as ferramentas necessárias para maximizar a eficiência de um curso à distância, tanto do ponto de vista do formando como do formandor. Além disso, é facilmente adaptável aos vários tipos de formações, o que explica facilmente o seu rápido crescimento e a forte adesão nos tempos mais recentes.

banner lms

AS VANTAGENS DA FORMAÇÃO ONLINE

A verdade é que o ensino online tem várias vantagens, o que explica a sua grande adesão e crescimento nos últimos tempos. E, tal como o teletrabalho, o grande beneficio é a gestão do próprio tempo. Num curso numa plataforma LMS tem a possibilidade de escolher o seu próprio horário, equilibrando o seu tempo livre com o melhor período para dedicar à formação.

Além disso, graças aos dispositivos móveis e às redes sem fio, pode estudar a partir de qualquer local. Obviamente que agora deve ficar em casa, mas num futuro caso hipotético poderá frequentar o curso a partir da praia, de uma casa de férias ou mesmo em outro país. As possibilidades são inúmeras.

Com os cursos online, são vários os custos que são evitados. Tanto do ponto de vista logístico como na eliminação de intermediários, as formações pela internet acabam por serem mais apelativas do ponto de vista financeiro, porque reduzem os seus gastos. Isso permite-lhe tirar cursos privados com maior facilidade e disponibilidade.

Finalmente, mas não menos importante, com os cursos online é o formando que determina o seu próprio ritmo. Isto garante que as suas reais necessidades são atendidas, indo ao encontro das suas verdadeiras motivações. Isso faz com que seja mais rápido e eficaz tirar um curso, assim como mais fácil mudar de carreira ou experimentar coisas que sempre quis tentar, mas para as quais não tinha tempo para perceber se gostava ou não.

plataforma lms

FORMAÇÃO CERTIFICADA ONLINE

Uma das grandes vantagens das plataformas LMS é a possibilidade de disponibilizar certificados de forma automatizada, sempre que uma actividade foi terminada com sucesso. Dessa forma, não só garante a motivação do formando, como também lhe permite acompanhar o seu ritmo e aquilo que já terminou ou concluiu.

Isto é uma excelente forma de personalização do curso online, assim como uma óptima ferramenta para garantir a motivação de quem está a estudar. Vários cursos online têm ainda certificação própria, garantida pelas instituições oficiais que certificam a matéria aprendida em causa. Antes de começar ou optar por um curso à distância deverá informar-se sobre todas as respectivas certificações, que garantem a qualidade e a confiança do mesmo.

Artigo em Inglês | Artigo em Francês